quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Estudante é não ser “aluno”

            As lembranças das férias vão ficando para trás.  Voltar às aulas significa mais disciplina, cumprimento dos horários, tarefas de casa e uma infinidade de compromissos que exigem esforço!!!

A pergunta mais instigante que deve incomodar/desacomodar noite e dia a vida dos estudantes é: “por que é preciso aprender?”

Aprender é muito mais
     Primeiramente, é necessário perceber que aprender é uma necessidade vital do ser humano. “Por natureza, os seres humanos não têm instintos munidos de todos os elementos para a sobrevivência. É preciso acrescentar requisitos essenciais à natureza que o conforma durante toda a vida” (Esther Grossi). Ou seja, não estamos prontos. Somos provocados pelo mundo. Ele nos desafia, nos coloca em crise. E a crise é motivadora para o protagonismo do ser humano.
É mergulhar no mistério da vida. É ir em direção ao novo que dá medo, encanta, desafia e impulsiona. Ser estudante é uma postura de vida. É ter a sensibilidade necessária para ver além do óbvio e da superficialidade que o cotidiano nos impõe. É ousar ter uma postura reflexiva sobre si mesmo e sobre o mundo. É conceber-se incompleto; como dizia o filósofo Sócrates: “A única coisa que sei é que nada sei”.

     “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, as pessoas se educam entre si, mediatizadas pelo mundo”, dizia o mestre Paulo Freire. Viver em grupo implica resolver o problema singular que é o de construir a história de maneira original. Ou seja, ser estudante é não se acovardar, omitir e/ou deixar-se manipular pelo sistema vigente. Ser estudante é ser sujeito do seu próprio processo educativo, sentindo-se interpelado pelo desejo de construir o seu conhecimento como forma de humanizar-se. Só que não acaba aí... Ser estudante é desejar que todas as pessoas, sem distinção, também tenham acesso a esta possibilidade.

     Portanto, ser estudante é assumir a missão desafiadora de ser vela àqueles que tanto precisam de luz. Mas ninguém dá o que não tem. É preciso cultivar o fogo intenso da busca pela verdade que habita no fundo do nosso ser. Eis aí o cativante desafio de ser estudante. Vá em frente! (Autor Desconhecido)
 
Queridos(a) alunos(a)!!!
 
Um feliz retorno às aulas!!!
Com carinho
Professora Rosane Costa (2013)
           

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Bagagem da Vida



Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão... A medida em que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando. Porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho... Porque pensa que são importantes.

A um determinado ponto do caminho começa a ficar insuportável carregar tantas coisas. Pesa demais ! Então você pode escolher: Ficar sentado a beira do caminho, esperando que alguém o ajude, o que é difícil, ...pois todos que passam por ali já tem sua própria bagagem.

E ai, você pode ficar a vida inteira esperando. Ou você pode aliviar o peso, esvaziando a mala. Mas, o que tirar ? Primeiro, você começa tirando tudo para fora, e descobrindo o que tanto tem dentro. AMIZADE AMOR AMIZADE AMOR Nossa ! Tem bastante, e o curioso... Não pesa nada ! Porém, tem algo ainda pesando.... Você faz força para tirar.... É a RAIVA , e como ela pesa ! Aí você começa a tirar, tirar e aparecem a INCOMPREENSÃO, o MEDO, o PESSIMISMO Nesse momento, o DESÂNIMO quase te puxa pra dentro da mala ...

Mas você puxa-o para fora com toda a força, e aparece um SORRISO, que estava sufocado no fundo de sua bagagem.... Pula para fora outro sorriso e mais outro, e aí sai a FELICIDADE.

Você coloca as mãos dentro da mala de novo e tira pra fora a TRISTEZA. Agora, você vai ter que procurar a PACIÊNCIA dentro da mala, pois vai precisar bastante.... Procure então o resto: FORÇA ESPERANÇA CORAGEM ENTUSIASMO EQUILÍBRIO RESPONSABILIDADE TOLERÂNCIA BOM HUMOR.

Tire a PREOCUPAÇÃO também, e deixe de lado. Depois você pensa o que fazer com ela... Bem, sua bagagem está pronta para ser arrumada de novo... Mas pense bem no que vai colocar lá dentro ! Agora é com você... E não se esqueça de fazer isso mais vezes. Tenha um ótimo dia!!!!

Bom início de ano letivo!!!
 

AUTOR DESCONHECIDO

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013


FÉRIAS TEM SABOR

TEM ALEGRIA

E TEM COR...


TEM SABOR DE PIPOCA

REFRIGERANTE

CHOCOLATE E TAPIOCA

PICOLÉ E BALINHAS

E BOLINHOS DE FARINHA...



TEM ALEGRIA DO DESCANSAR

DO DORMIR

DO NÃO PENSAR

SÓ CURTIR

RELAXAR E DIVERTIR...


A COR É A QUE VOCÊ QUISER

AMARELO, AZUL OU VERMELHO

É A QUE REFLETE NO ESPELHO

QUE TRADUZ O SEU DESEJO

DE SER FELIZ O TEMPO INTEIRO...





domingo, 3 de fevereiro de 2013



Férias

Férias tem cheiro de quintal,

Gosto de bolo de chocolate,

Tem a forma da boneca preferida,

Ou da pipa que sumiu no céu,

Tem o tempero da comidinha esquisita,

Ou o barulho da turminha ao léu...

Férias é tempo de aprender,

Que não se pode esquecer,

O muito que já se aprendeu,

A ordem é obedecer,

Para depois poder dizer que tudo,

Tudinho mesmo, valeu!

 
Correr, brincar e aprontar!   

Também dormir, acordar!

Almoçar, lanchar, jantar!

Pro corpo bem forte estar!

Cantar, colorir, desenhar!

Ler, escrever, estudar!

De coisas interessantes falar,

Pra cuca esperta ficar.

Ana Néres
 

FÉRIAS!!!!


FÉRIAS TEM SABOR

TEM ALEGRIA

E TEM COR...

 

TEM SABOR DE PIPOCA

REFRIGERANTE

CHOCOLATE E TAPIOCA

PICOLÉ E BALINHAS

E BOLINHOS DE FARINHA...

 
 

TEM ALEGRIA DO DESCANSAR

DO DORMIR

DO NÃO PENSAR

SÓ CURTIR

RELAXAR E DIVERTIR...

 

A COR É A QUE VOCÊ QUISER

AMARELO, AZUL OU VERMELHO

É A QUE REFLETE NO ESPELHO

QUE TRADUZ O SEU DESEJO

DE SER FELIZ O TEMPO INTEIRO...

 
(ANÔNIMO)