sexta-feira, 11 de julho de 2014

Rio ‘tirou’ 669 mendigos das ruas para Copa, diz Ministério Público

Números divulgados pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) mostram que a Prefeitura carioca retirou 669 mendigos das ruas – muitos de forma compulsória – levando-os para o Abrigo Rio Acolhedor (Paciência), entre os dias 20 de maio e 2 de junho deste ano, às vésperas da Copa do Mundo.
Polêmico, o local é alvo de denúncias de superlotação e má higiene e, de acordo com uma liminar judicial, não poderia mais receber novos abrigados desde maio.
A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social (SMDS) nega que tenha executado recolhimentos forçados, e diz que suas ações com essa população visam “ao acolhimento e ao restabelecimento dos vínculos (destas) com a família e a sociedade”.
Mas, de acordo com a promotora Patrícia Villela, que coordena o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Cidadania do MPRJ, a administração municipal estaria descumprindo a liminar da juíza Gisele Guida de Faria, da 9ª Vara da Fazenda Pública, que determinou em maio deste ano que todos os colchões do Abrigo de Paciência fossem trocados e que o abrigo não recebesse mais nenhuma pessoa devido à superlotação.
FONTE:https://www.google.com.br/search?q=mendigos+nas+ruas&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=9tW_U4mXOeLIsASP24HIAw&sqi=2&ved=0CBsQsAQ&biw=1335&bih=608
Componentes:Gustavo Salles,Diego  Carvalho


Lei Seca!



A Lei Seca foi promulgada em 2008 com objetivo de reduzir os acidentes provocados por motoristas embriagados no Brasil, endurecendo as punições contra quem bebe antes de pegar o volante. Uma mistura de equívocos e inconsistências legais, porém, acabou fazendo com que a legislação surtisse o efeito contrário. A principal mudança foi a definição legal do que é embriaguez ao volante – e, para comprová-la, passou a ser necessário submeter o suspeito a um exame, de sangue ou de bafômetro. No Brasil, porém, não se pode obrigar um suspeito a produzir provas contra si. Agora, o futuro da Lei Seca está nas mãos do Supremo Tribunal Federal. Uma ação direta de inconstitucionalidade questiona o artigo que fixa o limite de álcool no sangue e a possibilidade de recusa do teste do bafômetro. Números dão uma ideia da gravidade do problema que o STF tem em mãos: em 2011, 18% dos brasileiros declararam ter bebido cinco ou mais doses em uma única noitada no mês anterior. Desses, 10% admitiram ter voltado para casa guiando. Atualmente, o Brasil é o quinto país com o maior número de vítimas no trânsito, atrás apenas de Índia, China, Estados Unidos e Rússia.
                                               Gian Oliveira e Wesley Mattos  2° B.
                                      http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/lei_seca/

No dia 07/07/2014 na escola Venâncio Aires aconteceu uma palestra sobre Drogas,realizada pela 'Ong Stop Drogas' que relatou este difícil caminho muitas vezes sem volta. Logo após esta palestra paramos para pensar em nossa juventude e surgiu esta matéria. Leia!!!!

O adolescente e as Drogas


A adolescência é uma fase do desenvolvimento humano em que ocorrem muitas mudanças, é uma fase conflituosa da vida devido às transformações físicas e emocionais vividas. Surge a curiosidade, os questionamentos, a vontade de conhecer, de experimentar o novo mesmo sabendo dos riscos, e um sentimento de ser capaz de tomar as próprias decisões. É o momento que o adolescente procura sua identidade, não mais se baseando nas orientações dos pais, mas também nas relações que constrói principalmente com o grupo de amigos.

Para a grande maioria dos jovens, ter experiências novas (lugares, músicas, amigos e também drogas) não necessariamente trará problemas permanentes, e muitos se tornarão adultos saudáveis. Mas há jovens que passam a ter problemas a partir dessas experiências,e por conta disso a adolescência é um periodo de risco para o envolvimento com as drogas.

A curiosidade natural dos adolescentes é um dos fatores de maior influência na experimentação de álcool e outras drogas, assim como a opinião dos amigos. Essa curiosidade o faz buscar novas sensações e prazeres, o adolescente vive o presente e na sua busca por realizações imediatas o efeito das drogas vai de encontro a isto, proporcionando prazer imediato.

O modismo é outro aspecto importante relacionado ao uso de substâncias entre adolescentes, pois reflete a tendência do momento, e os adolescentes são particularmente vulneráveis a estas inflluências. Afinal estão saíndo da infância e começando a sentir o prazer da liberdade nas pequenas coisas, desde a escolha de suas próprias roupas, e atividades de lazer, até a definição de qual será seu estilo. A pressão da turma, o modelo dos ídolos e os exemplos que os jovens tiveram dentro de casa.







                                                     Uma palavra aos pais
Ao descobrirem que o filho adolescente está usando drogas, alguns pais tendem a se sentirem culpados, questionando-se onde erraram na educação do filho, o motivo de tal fato estar acontecendo com eles já que nunca deixaram faltar nada em casa. Outros pais buscam a internação de seus filhos esperando um método de cura imediata. Há alguns que recebem a notícia acusando o grupo social a qual o filho pertence. A tentativa de ajudar o filho e redimir a culpa transforma um problema, possivelmente passageiro e de solução possível, numa tragédia que afeta violenta mente a vida da família e do jovem.

Diálogo: o melhor caminho
Procure dialogar com seu filho, uma conversa franca pode ter resultados além do esperado. Lembre-se não humilhe seu filho, sarcasmo e huminhação são armas poderosas, que podem ferir, de modo profundo, a auto estima dos adolescentes. Amedrontar também não é o melhor caminho.
Além de manter a calma, tente abrir espaço para reflexão. Seja franco e honesto mas não raivoso. Expresse preocupações e mágoa, se for o caso. Transmita seus sentimentos e convide-o a refletir.
Dê espaço para que ele se expresse, dê tempo para que ele pense ("você quer pensar nisso que eu te falei e conversar mais tarde?Depois a gente conversa de novo sobre isso, pois eu gostaria muito de saber sua opinião").




 Andressa Paola, Karol Braida 2ºB
 Poluição de águas rios


A água é um bem precioso e cada vez mais tema de debates no mundo todo. O uso irracional e a poluição de fontes importantes (rios e lagos), podem ocasionar a falta de água doce muito em breve, caso nenhuma providência seja tomada.
Falta de água 
Este milênio que está começando, apresenta o grande desafio de evitar a falta de água. Um estudo recente da revista Science (julho de 2000) mostrou que aproximadamente 2 bilhões de habitantes enfrentam a falta de água no mundo. Em breve poderá faltar água para irrigação em diversos países, principalmente nos mais pobres. Os continentes mais atingidos pela falta de água são: África, Ásia Central e o Oriente Médio. Entre os anos de 1990 e 1995, a necessidade por água doce aumentou cerca de duas vezes mais que a população mundial. Isso ocorreu provocado pelo alto consumo de água em atividades industriais e zonas agrícolas. Infelizmente, apenas 2,5% da água do planeta Terra são de água doce, sendo que apenas 0,08% está em regiões acessíveis ao ser humano.
 Componentes: Diego Carvalho, Gustavo Salles 
Fonte: http://www.suapesquisa.com/poluicaodaagua/

Oque é Bullying???


Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violencia física ou psicologica,intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (do ingles bully,tiranete ou valentão) ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder.
bullying é um problema mundial, onde a agressão física ou moral repetitiva, deixam marcas para o resto da vida.
O agressor inferioriza e se impõe sobre o outro, na tentativa de supera-lo em termos físicos e psicológicos, e de satisfazer seu ego. Quase sempre, não tem o suporte de uma boa educação, com conselhos e amparos apropriados . E é isso que mais o encoraja a fazer, o que faz. Já a vítima, é alguém desamparado, na maioria das vezes, sem refúgio, com medo de tudo que sofre ou das possíveis consequências de seus extintivos atos, e é por isso, que não age, se reprimindo a si mesma, e só.
Conforme enfatiza BRANDÃO (1986) ”através do outro, vejo quem sou”, “crio o outro para me tornar superior sobre ele”, vemos que na construção verbal de um adjacente outro, se faz uso, fundamental, do reconhecimento e favorecimento de si próprio, tornando o outro, inferior.
Em 20% dos casos o praticante do bullyng também pode ser vítima. Nas escolas, a maioria dos atos de bullying ocorre fora da visão dos adultos e grande parte das vítimas não reage ou fala sobre a agressão sofrida.
Componentes: Gian Oliveira e Wesley Mattos.  
Série: 2° B.

O peso do preconceito

Gordos são rejeitados no mercado de trabalho e vetados em concursos públicos, num tipo de discriminação que cresce na mesma velocidade que os índices de obesidade

 

 Durante três anos, a fisioterapeuta paulistana Bruna Luiza dos Santos, 27 anos, peregrinou atrás de um emprego depois de graduada, sem sucesso. Ela não se encaixava no perfil das empresas. Uma situação aparentemente corriqueira entre recém-formados, mas nem tanto para Bruna. No caso dela, a palavra “perfil” poderia ser substituída por “silhueta”. Apesar de apresentar todas as qualificações para as vagas, ela tinha quase 90 quilos, uma barreira que impedia os recrutadores de enxergar suas qualidades profissionais. Em depressão, descontava na comida. Só quando atingiu os 116 quilos resolveu dar um basta e apelou para uma solução radical: a cirurgia bariátrica (de redução do estômago). “Não via saída, tive de me reconstruir”, conta.

 Fonte:http://www.istoe.com.br/reportagens/123968_O+PESO+DO+PRECONCEITO

Componentes: Diego Carvalho, Gustavo Salles

 


 
  Krokodil,droga devastadora que Come Carne, está no México

Se esta droga Krokodil, de origem russa, já está no México e nos EUA, creio que será apenas uma questão de tempo para ela se alastrar pelo mundo (e no Brasil, é claro). Só que ela não é apenas uma droga comum... Ela consome o corpo do usuário em poucos dias, deixando a pessoa como um zumbi vivo.
Imagine o futuro que está reservado à este mundo?
A poderosa e devastadora droga conhecida como Krokodil ou "heroína dos pobres", a 
desomorphine oukrokodil, cujo consumo provoca danos severos e devora a pele, carne e ossos , está presente no México.


Fonte:http://www.libertar.in/2013/12/krokodil-droga-devastadora-que-come.html 
Componentes:Gustavo Salles,Diego Carvalho

Notícias sobre o ENEM 2014.

    Além de servir como prova para o processo seletivo de universidades federais, estaduais e de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, o Enem 2014 será utilizado para a seleção dos bolsistas do ProUni  e ainda continuará valendo como parte das notas de alguns vestibulares de instituições particulares.
    A iniciativa de substituir o vestibular pelo Enem é uma tentativa do MEC de reformular o currículo do ensino médio. De acordo com Fernando Haddad, ministro da Educação na época da mudança, o atual sistema de seleção privilegia a "decoreba" ao invés de estimular o desenvolvimento do senso crítico e do raciocínio. Haddad acredita que, ao cobrar esses conteúdos da maneira como vem sendo feito, as universidades e faculdades influenciam negativamente a grade do Ensino Médio e essa é uma das principais causas da má qualidade do Ensino Médio brasileiro. "O vestibular está desorganizando o currículo do Ensino Médio. Os assuntos cobrados não colaboram para a compreensão do mundo e seus fenômenos", disse o ministro. 
     O Enem é voluntário, e podem participar alunos que concluirão o Ensino Médio em 2014 ou em anos anteriores.
       Os interessados em prestar o Enem 2014 poderão se inscrever para a prova pelo site a partir do dia 12 de maio. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet e vão até o dia 23 de maio. Para inscrição, o Enem 2014 exigirá que o estudante informe o número do próprio CPF, independentemente da idade, o aluno com 16 anos ou mais, pode fazer o cadastro de pessoa física em uma agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e também através dos Correios. 
     O exame é composto por 180 questões de múltipla escolha, divididas em quatro áreas de conhecimento: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática, mais a redação. Cada grupo de testes será composto por 45 itens de múltipla escolha, aplicados em dois dias - 8 e 9 de novembro.


Componentes: Maíra Oliveira, Paola Nogara. 2° B