Novembro
Azul
Para
alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do
câncer de próstata, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), em
parceria com Instituto Lado a Lado pela Vida, vão iluminar pontos
turísticos em várias cidades e distribuir panfletos explicativos no
movimento chamado Novembro Azul. O tema da campanha - Um Toque, um
Drible - pretende conscientizar os homens sobre a necessidade de se
submeter a exames preventivos.
Dados
do Instituto Nacional do Câncer (Inca) informam que no ano passado
foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença. O
instituto considera câncer de próstata uma doença da terceira
idade, porque cerca de três quartos dos casos no mundo surgem a
partir dos 65 anos. De acordo com Eduardo Ribeiro, uro-oncologista do
Hospital Santa Lúcia, em Brasília, os homens estão mais
conscientes, “não tanto quanto as mulheres, que vão ao
ginecologista desde adolescentes, mas a gente não vê mais tanta
resistência”, contou Ribeiro.
Segundo
o Inca, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum
entre os homens, atrás do câncer de pele. Em valores absolutos, é
o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens,
representando 10% do total de cânceres. A taxa de incidência do
câncer de próstata é seis vezes maior nos países desenvolvidos em
comparação aos países em desenvolvimento.
Na
fase inicial, o câncer da próstata não costuma apresentar
sintomas. Quando surgem são parecidos com os do crescimento benigno
da próstata: dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais
vezes durante o dia ou a noite. Na fase avançada, a doença pode
provocar dor nos ossos, problemas para urinar e, quando mais grave,
infecção generalizada ou insuficiência renal.
O
tratamento vai depender do estágio da doença, e pode ser feito com
cirurgia, radioterapia, tratamento hormonal e algumas vezes apenas
observação médica.
As
ações do Novembro Azul preveem, além de uma iluminação azul em
pontos turísticos, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e o
Congresso Nacional, em Brasília, a distribuição de panfletos em
estádios de futebol durante o campeonato brasileiro.
João Adriano 2°A
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